quinta-feira, 16 de julho de 2009

Retirada cirúrgica da veia safena (safenectomia)

Muitos pacientes têm dúvidas quanto à necessidade de se operar as safenas no caso da cirurgia de varizes.
A retirada ou preservação da safena é uma decisão que deve ser tomada baseada em uma série de detalhes.
O objetivo é, sempre que possível, preservar a veia. Não que sua presença seja de vital importância para o funcionamento do sistema venoso dos membros inferiores mas a safenectomia aumenta o porte da cirurgia e o risco de complicações. Isso sem mencionar que a veia safena pode ser usada em outro momento para reconstruções arteriais em pacientes traumatizados ou em doentes coronarianos (a famosa “ponte de safena”).
Não é a simples evidenciação da safena ao exame físico que determina que ela esteja doente. A veia pode ser saudável porém visível em indivíduos com musculatura desenvolvida e baixo percentual de gordura.
Mesmo as safenas sabidamente dilatadas podem ser preservadas em um grande número de pacientes. Basta que haja veias colaterais doentes que drenem para a safena. Nesses casos o tratamento cirúrgico dessas colaterais pode diminuir a sobrecarga gerada na safena e com isso tornar seu funcionamento mais eficiente.
Uma ferramenta muito útil para a avaliação do funcionamento da veia é o ultrassom com Doppler, conhecido como eco Doppler venoso.
Cabe lembrar que nem sempre há indicação de retirada da veia por completo. É uma veia longa que se extende do tornozelo à virilha (safena magna), podendo estar indicada apenas a ressecção parcial dela.
Uma vez indicada a cirurgia da safena há que se decidir sobre a técnica utilizada.
A retirada cirúrgica através da ressecção da veia ou a ablação com LASER que é uma técnica menos invasiva e agressiva oferecendo menor risco de complicações e recuperação mais rápida por ter a possibilidade de ser feita sem cortes.
Em resumo a indicação fica à critério da avaliação e bom senso de cada cirurgião baseado nas queixas do paciente, no exame físico e nos dados obtidos pelos exames complementares.

4 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Eduardo

Uma safena interna que mede 9,5 mm na junção safeno femoral (com refluxo) deve ser necessariamente retirada por meio de cirurgia (safenectomia)? Não há outra alternativa? A recuperação é rápida? Podem surgir complicações?

Dr.Eduardo Fávero disse...

Uma safena com essas características definitivamente não está funcionando bem porém a decisão sobre a retirada ou não, depende de outros fatores inclusive exame físico. Por isso não posso dizer, sem examinar o paciente, se há indicação de safenectomia.
Supondo que haja indicação de retirada da safena, a melhor maneira de fazê-lo é através do laser. O trauma é mínimo com retorno rápido à vida normal e excelente resultado estético.
Não há muitos profissionais realizando esse tipo de tratamento, havendo interesse pode entrar em contato pelo telefone 21 2529-2440.

Francisca Callahan disse...

tirei minha safena esquerda, ja fazem 17 anos,e agora venho sentindo muita dor, um peso na perna.
e o meu pe fica bem inchado.
e quando tento fazer musculacao fico sem dormir com dor na perna.
O Sr poderia me ajudar , me explicando se e normal?

cesarasp disse...

Já fiz quatro cirurgias em ambas as pernas, tenho 56 anos e obeso.A última ecografia com doppler a cores que fiz indica:
-Refluxo safeno-femoral.
-A veia safena magna é inteiramente insuficiente.
-A veia safena parva apresenta refluxo abaixo de 39 cm. da planta.
-Veia perfurante incompetente localia-se na face medial da perna a 23 cm. da planta.
- Meu médico diz que tenho que retirar toda a safena da perna direita. Ai pergunto:Depois de tantas cirurgias (retirada de veias)e embora sinta uma pressão na perna quando dobro a mesmo tendo muitas câibras, devo fazer a cirurgia? Abs.